Música pode melhorar o bem-estar e o desempenho de poedeiras
Experimentos extensos estão em andamento em uma fazenda de Lancashire para tentar provar de uma vez por todas que a
Nossa história está fortemente vinculada à história dos nossos clientes e, consequentemente, à história da produção de ovos no estado de Santa Catarina. Tivemos o privilégio de crescer em conjunto, desde os anos menos promissores da avicultura de postura em nossa região até a sua recente consolidação no mercado.
No ano de 1972, o professor aposentado José Schlickmann Roettgers alojou as suas primeiras 200 aves. No ano seguinte, já eram 500. Em 1974, o plantel contava com mais de 1000 aves. Na época, era um número expressivo, considerando todas as dificuldades em comercializar a produção.
Nos primeiros anos, o que tornava a atividade complexa era a falta de conhecimento técnico e a inexistência de fornecedores de matérias primas e pintinhos. Mesmo com todos os obstáculos, outras famílias de São Ludgero se interessaram pela atividade, vislumbrando uma oportunidade de diversificação da produção onde, até então, predominavam o cultivo de fumo e hortaliças.
Neste cenário, no ano de 1976, surge nossa empresa, hoje Nutriaves, com o objetivo de incentivar, desenvolver e assessorar a produção de ovos na região. Com nosso apoio, pequenos produtores passaram, então, a se dedicar à nova atividade.
As aves, inicialmente, eram alojadas em aviários de chão batido, com cobertura de cepilho ou serragem. Ainda hoje temos pequenos aviários nesse sistema. A comercialização dos ovos, neste início, compreendia volumes reduzidos que eram distribuídos nas cidades vizinhas.
A partir dos anos 90, visando redução de mão de obra e economia, passou-se a adotar o sistema de gaiolas de arame convencionais.
Esse sistema foi inovador para a época e de imediato significou um grande salto no desenvolvimento da avicultura comercial na região. Porém, foi a partir de 2005, que se iniciou a construção de galpões totalmente automatizados em Santa Catarina, o que impulsionou de forma expressiva a produção de ovos em nosso estado.
Com esse sistema, a capacidade de alojamento de aves foi multiplicada, fato que foi determinante para levar a avicultura de postura ao patamar profissional e científico que conhecemos hoje.
Diante do incremento da tecnologia na área e da crescente demanda pelo produto, a avicultura de postura foi aos poucos se consolidando e se especializando em todo o país.
Os produtores passaram a receber treinamentos e assistência técnica de profissionais altamente capacitados, fatores que unidos à experiência desses produtores foram fundamentais para o aprimoramento do desempenho das aves e da qualidade dos ovos. Ainda assim, o setor de produção de ovos, como toda atividade agropecuária, passou por muitas dificuldades, tendo que se adequar constantemente a exigências legais, ambientais e comerciais. Contudo, mesmo diante de todos os desafios, hoje temos em São Ludgero mais de 50 produtores de ovos, que contribuem com mais de 400 empregos diretos e outras centenas de empregos indiretos.
Nosso município é o maior produtor de ovos de Santa Catarina e aqui são produzidos mais de 2 milhões de ovos por dia. Hoje, para atender todo o mercado catarinense, a Nutriaves dispõe de uma conceituada equipe técnica que presta serviços no campo para pequenos, médios e grande produtores, como assistência veterinária, formulação personalizada, serviço de vacinação, debicagem, acompanhamento de resultados, análise de matérias-primas, exames laboratoriais, consultoria e assessoria em avicultura, entre outros.
É muito gratificante saber que as soluções para a avicultura por nós oferecidas geram resultados positivos todos os dias e, que, mesmo nas eventuais adversidades, nossos clientes podem confiar na determinação e na seriedade com que realizamos nosso trabalho. Temos muito orgulho em compartilhar com vocês todas as lutas e conquistas dessa história de sucesso. Contem conosco!
Experimentos extensos estão em andamento em uma fazenda de Lancashire para tentar provar de uma vez por todas que a
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, divulgados nesta segunda-feita 19/04, a recente valorização
Empresa independente distribuidora exclusiva das linhagens Bovans e Isa Brown, a Mercoaves tomou decisão interna de ajustar seu plantel de